domingo, junho 18, 2006

Previsões para o exame

A minha aposta é:
Português B, programa antigo - Sophia de M. Breyner e Miguel Torga e o resumo, claro.
Português B, programa novo - Memorial do Convento + Os Lusíadas e Mensagem + funcionamento da língua: frases subordinadas, construção de frases com palavras homófonas, reescrita com articuladores.
Português A - Eugénio de Andrade, Sofia de Mello Breyner e/ou Miguel Torga + resumo, claro.
Se acertar, vou logo fazer o totoloto; se não acertar, paciência!
Espero é que seja um exame que permita uma correcção com o máximo de objectividade possível, embora em Português isso nem sempre seja fácil. Os resumos, por exemplo, têm dado para muitas discrepâncias na correcção.
Acima de tudo, espero que os alunos vão com a cabeça fresca, pois, se conseguiram chegar até aqui, não há razão nenhuma para não concluirem com sucesso este ciclo.

4 comentários:

  1. ao recordar estes programas, principalmente o de Português B, programa antigo, lembrei-me daquele livro "menina e moça" de Bernardim ribeiro e, assim, facilmente compreendo o desinteresse pela literatura portuguesa, pois claro... digo eu…

    ResponderEliminar
  2. Pois meu querido Leonel... Mas "Menina e Moça" nem é tão mau como possas pensar. Tem é que ser lido com as "luzes" certas, não é Prof?lol
    Jinhos

    ResponderEliminar
  3. inda bem k a stora não tava certa.... lolol
    por acaso até axei o exame fácil... s bem k me espalhei um bocado no 1º grupo.. mas era fácil... bjinho

    ResponderEliminar
  4. E para que fique bem claro ao olhos de quem ler isto (uma vez que já parece ter gerado mal entendidos) por "luzes" quero apenas dizer k deveriam ser dados aos alunos masi directivas do ponto de vista cultural e histórico da própria obra. Por si só e, mesmo que não seja suficiente, deveria funcionar como uma forma de motivação para os alunos. E já agora, peço desculpa por ter opinião, por ter voz e por tentar defender os meus pontos de vista. Pelos visto não me vale de grande coisa... apenas recebi alguns titulos menos consideravéis que ao pé de Miss Simpatia não gozam de grande louvor. Mais uma vez as minhas desculpas a todos.

    Sílvia Magalhães

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter