sexta-feira, outubro 13, 2006

Sexta-feira, 13

Há várias explicações, para as superstições relacionadas com a sexta-feira, 13, como dia que atrai o azar.
A história que conhecemos melhor diz que, na Última Ceia, os doze apóstolos jantaram com Jesus à mesa. Judas - o traidor - estava entre eles, sendo, então, o total de 13 pessoas e o final infeliz: Jesus foi crucificado na sexta-feira seguinte. É daqui que vem a superstição de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa, e que a sexta-feira 13 era um dia de azar.
Mas há outras explicações, para as superstições relacionadas com a sexta-feira, 13, como dia que atrai o azar. Para os nórdicos, sexta-feira era o dia de Friga, a deusa do amor.Diz a lenda que, um dia, ela resolveu vingar-se dos cristãos que tentaram acabar com a religião antiga dos países nórdicos. Reuniu 11 bruxas e o demónio para amaldiçoar todos os católicos que viam pela frente. O grupo, formado por 13 pessoas, dizem, aterroriza os cristãos da Europa do norte desde o século VIII (principalmente à sexta-feira, 13).
Diz-se também que Odin, o chefe dos deuses, estabeleceu o seu reino no norte da Europa. Para o administrar, fazer rituais religiosos e adivinhar o futuro, Odin escolheu 12 sábios e reuniu-os num banquete em Valhalla, a morada dos deuses nórdicos. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano.
Além disso, na antiga numeração hebraica, os números eram representados por letras. A letra que indicava o número 13 era a mesma usada para a palavra morte. O mesmo acontece nas cartas do tarot.
O medo das sextas-feiras, 13 designa-se por "triscaidecafobia" e, hoje em dia, esta superstição é universal, está em quase todas as culturas e nela acredita muita gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Sitemeter