sexta-feira, julho 07, 2006

Ainda tomaremos café juntos!

Um dia, um professor, diante da sua turma, sem dizer uma só palavra, pegou num frasco de vidro grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golf. Quando não cabiam mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.
O professor, então, pegou num saco de berlindes e, ao chocalhar o frasco, estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas. Quando não cabiam mais, ele perguntou aos estudantes se achavam que o frasco estava cheio e voltou a ouvir a mesma resposta.
Neste ponto, o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco. Como é óbvio, a areia ocupou todo o espaço restante do frasco. Quando não cabia mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro. Agora sim, não havia mais espaço. Os alunos desataram a rir!!!
“Agora”, disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, “eu quero que vocês entendam que o frasco de vidro representa as nossas vidas. As bolas de golf são as coisas mais importantes: a família, os amigos e a saúde e tudo o que vos é mais querido, de modo que se tudo o resto desaparecesse na vossa vida e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!
Os berlindes são as outras coisas que preenchem a nossa vida e que também importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo,... A areia representa todas as pequenas coisas que ajudam a ocupar a nossa vida. Mas, se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, já não haveria espaço para as bolas de golf e para os berlindes.
O mesmo se passa com a nossa vida. Se gastarmos todo o tempo e energia com as pequenas coisas, nunca vamos ter espaço para as coisas que são verdadeiramente importantes para nós. Prestem atenção às coisas que são essenciais à vossa felicidade: brinquem com os filhos, arranjem tempo para ir ao médico, talvez fazer um check-up, saiam para se divertir com a família e os amigos, dediquem algum tempo a vocês mesmos, procurem o conhecimento, pratiquem o vosso desporto favorito.... Tenham prioridades! Vai haver sempre tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar e, de seguida, dos berlindes. Para o resto – a areia - vai sempre haver espaço.”
Aqui, um aluno levantou-se e perguntou o que representava o café e o professor respondeu: “Ainda bem que perguntaste, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja a nossa vida, sempre haverá lugar para tomar café com um amigo.
(desconheço o autor)

P.S. Tomamos café um dia destes?

4 comentários:

  1. Um café não... vamos antes tomar dois - um para mim, outro para ti.

    Um beijo para uma das minhas "bolas de golf".

    ResponderEliminar
  2. ups, enganei-me a colocar o endereço...

    ResponderEliminar
  3. Sim!!! Temos mesmo que combinar um café, uma jantar, uma coisa qualquer... Às vezes tenho saudades dos tempos em que tinhamos aulas... não só das aulas... de tudo. Principalmente do que faziamos nas aulas, dos amigos, dos professores... enfim, do tempo em que não tinha responsabilidades a sério! Por isso, fica para quando?!Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I'm going to watch out for brussels. I'll be grateful if you continue this in future.
    Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!


    Feel free to visit my site コーチ 時計

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter