quarta-feira, outubro 11, 2006

Bolo de Limão e Amêndoa

Aqui fica a receita do bolo que comemos na sexta-feira (a culpa de só hoje a publicarmos é da Anabela que só hoje a trouxe. Espero que, na próxima sexta-feira, o António Augusto traga sobremesa e receita juntas! Assim aproveitamos e experimentamos logo no fim-de-semana):

Ingredientes

- 160 gr de farinha de trigo
-1c. (dc) de fermento em pó
-2 c. (dp) de maisena
-uma pitada de sal fino
-4 ovos separados
-160 gr de açucar
-5 c. (sp) de óleo
- 1 limão
-2 chávenas de doce de ovos ou de chantilly
- 80 gr de amêndoas laminadas

Preparação

Misture e peneire a farinha com o fermento, a maisena e o sal. Reserve. Bata bem as gemas com o açucar peneirado. Adicione o óleo, o sumo e a raspa do limão. Bata de novo. Aos poucos junte, sem bater, a mistura de farinha que reservou, alternando com as claras em castelo. Deite a massa numa forma untada e leve ao forno pré-aqecido a 180ºC. Passados 35 minutos, verifique se o bolo está cozido. Desenforme e deixe arrefecer. Corte em duas ou três fatias. Barre as fatias do bolo com o doce de ovos ou com o chantilly e recomponha-o pressionando um pouco. Barre por cima com o doce de ovos ou o chantilly e decore com as amêndoas.

1 comentário:

  1. Reconheço a minha incapacidade para "fabricar" uma coisa tão elaborada... Eu nem sequer consigo descortinar o significado daquelas abreviaturas na lista de ingredientes...
    Por vezes leio uma receita assim como quem lê um romance e, as mais das vezes, chego ao fim e parece que acabo de ler... o Ulisses.
    Estava a brincar! Por acaso não sei o significado daqueles dc's e dp's mas vou procurar inteirar-me... ou então espero pelo AA, sempre pode trazer qualquer coisa... como dizê-lo... do Continente!
    Um abraço
    Continue a visitar-me,
    Carlos Ponte

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter