quinta-feira, junho 07, 2007

Voltei!

Até parecia que continuava em greve, mas não; as tarefas é que têm sido muitas e nem tenho tido tempo para postar. Mas vamos lá a ver se recupero - afinal, nestes últimos tempos, tem acontecido tanta coisa!
Primeiro, estes últimos dias de aulas são sempre um pandemónio: concluir as matérias, corrigir os últimos testes e trabalhos, reuniões a torto e a direito, apreciação de uma série de manuais para escolher só um, elaboração de exames a nível de escola, balanço do ano com relatórios, avaliações e sei lá que mais!... Uma cansêra!
Como se não bastasse, o concurso para titular. É verdade, também concorri! Aliás, acabei de o fazer. E sinto uma certa frustração por, também eu, estar a alinhar nesta fantochada com a qual sempre discordei. Mas, lutei como pude para que isto não acontecesse: fiz as greves, participei nas marchas, assinei petições e tentei convencer os meus colegas a lutarem também. Neste momento, continuo a acreditar que ainda se há-de poder fazer algo mais e este disparate todo que está a acontecer não se manterá eternamente. Mas a verdade, também, é que sei que tenho o direito a progredir na minha carreira - sempre trabalhei para isso! - e não é por ter somado pontos.
Estou a terminar o meu 23º ano como professora. Apesar de já ter desempenhado vários cargos - uns pontuáveis, outros não! - nunca tive menos que três turmas num ano. (Sim, eu sei que sou uma sortuda. Tomara a muitos meus colegas poderem dizer o mesmo!). Mas tenho-me dedicado sempre muito à escola, embora me pareça que nunca trabalhei com tão pouca motivação como agora.
Apesar disso, concorri para titular: sou professora por vocação, gosto dos meus alunos e da minha escola e sempre me dediquei com afinco à minha profissão. Sei de outros que também o fizeram, porventura ainda mais do que eu, e não poderão vir a ser titulares, principalmente por falta de vagas.
Mas eu conto vir a ser uma das "titularizadas" - e isso não me faz mais feliz!...

1 comentário:

  1. Duas questões:
    1. Um professor do quadro de escola tem pontuação para aceder a vaga de titular.
    No entanto, um professor destacado tem pontuação superior.
    Fica com a vaga de titular !!!

    Mas o professor de quadro não ganhou esse lugar em concurso público ? Sim, mas...
    Mas o professor de quadro não está nesse lugar por mérito, graduação, tempo serviço ? Sim, mas...

    Desculpe? Percebi bem ?
    Um destacado ultrapassa um professor do quadro da escola ?
    Deve ser no sistema educativo do Burkina Fasso ???
    E viva a ARBITRARIEDADE !!

    2. É suposto os quadros estarem completos... Então agora entra um novo elemento para o grupo. O colega que esteva em último lugar, no grupo, continua a ter horário ou vai para supranumerário ?
    Mas...ele não é do quadro da escola ?
    Era...era....


    ADEUS ......

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter