terça-feira, julho 17, 2007

Desafio...

Já há bastante tempo que fui desafiada pela Patrícia e pela Sofia para falar de livros e, como o prometido é devido, sem me alongar muito, vou falar da minha ligação aos livros.
Sempre gostei de ler, já li muito mais do que leio agora, mas continuo a não adormecer sem antes ter lido qualquer coisinha, por pouco que seja. Há autores de quem leio tudo (por exemplo, Eça de Queirós, Jorge Amado, Gabriel Garcia Marquez, Miguel Torga, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade,...) e há livros que me marcaram imenso.
Do tempo do liceu lembro Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes ("história dos homens que nunca foram meninos") e Os Maias, de Eça de Queirós (apesar daquelas páginas todas li-o num ápice), que adorei ter estudado nas aulas. Também por essa altura li O meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos e chorei que me fartei com as desgraças do Zezinho.
Talvez um pouco mais tarde, li Os Capitães da Areia e fiquei para sempre admiradora de Jorge Amado. Foram também extremamente marcantes, já na Universidade, As Vinhas da Ira, de John Steinbeck, Siddartha, de Hermann Hesse, Amor em Tempo de Cólera, de Gabriel Garcia Marquez, A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende, O Nome da Rosa, de Umberto Eco, e tantos mais que vos recomendo que leiam também, pois acho que vão gostar.
Só mais tarde descobri José Saramago e, contrariamente ao que pensava, fiquei fã - acho o Memorial do Convento, que vocês vão estudar (a Patrícia já este ano, não é?) um romance excepcional! Pela mesma altura, descobri Gonzalo Torrente Ballester e a Crónica do Rei Pasmado que é completamente delirante.
Acho que vou ficar por aqui, embora tenha deixado de fora dezenas de livros que mereciam ter sido referidos, mas se fosse a falar dos livros todos que me marcaram nunca mais acabava e estes de que já falei podem perfeitamente ser lidos pelas meninas - alguns, às tantas já os leram, ou não?
E, entretanto, a Sofia já me lançou outro desafio, mas fica para depois, está bem?

2 comentários:

  1. Não sei s a tua disponibilidade ainda permite a aceitação d sugestões, mas deixo a minha, por achar k vale a pena e por ter sido, em termos literários o escritor k mais me marcou e k despertou em mim a luz da literatura: Feodor Dostoyewski. Sim, este génio escreveu coisas cm "Os Irmãos Karamazov", o "Marido de Akulka", "Noites Brancas", "O Jogador", "Crime e Castigo" e outras... Vale mesmo a pena! Bjs. C.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Obrigada pela resposta ao desafio. É sempre bom ter novas sugestões de leitura! Também gostei bastante de Eça de Queirós este ano.. Veremos para o próximo se irei gostar de José Saramago ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter