segunda-feira, setembro 10, 2007

Ano novo...

Esta semana arranca, definitivamente, o ano lectivo: reuniões, planificações, recepção aos alunos,...
Este blog cada vez menos tem falado da escola e os últimos tempos, então, nem se fala! Não quer isso dizer, naturalmente, que a escola esteja esquecida; pelo contrário, está bem presente. Só que a escola actual tem sido tão pouco aliciante que pareço inclinada a, quando não sou mesmo obrigada a prestar-lhe atenção, alienar-me um pouco da profissão e do trabalho que escolhi e exerci com tanto gosto, durante tantos anos.
Tentei desligar-me o máximo possível da escola, durante o mês de Agosto. Mas, agora, no regresso, quero esforçar-me por sentir o entusismo de outrora. Vêm aí alunos novos; só mantenho uma turma do ano passado. Os outros irão para o Universidade ou trabalhar, pois já concluiram o 12º ano.
Vamos lá a ver se me animo, apesar das contrariedades...

3 comentários:

  1. Ola Armanda,

    Passei por aqui como faço varias vezes, mas hoje, tive mesmo que parar para te deixar uma palavras.

    Neste momento estou a deixar de ser aluna, apenas algumas folhas e uma professora me ligam ao ensino, mas que está para terminar em breve. Da minha experiencia de 18 anos de escola posso dizer-te que, professor é das profissoes que mais respeito (e não é de todo a minha). É de facto bastante dificil ser professor nos dias que correm... Para além de todas as contrariedades, entrar numa sala de aula com um sorriso, ouvir os grandes disparates que por vezes são ditos, e ter ainda força para explicar e seguir em frente... é preciso muito força e coragem sim.

    Mas, pensa neles.. naqueles alunos que te fazem sorrir, naqueles que encontras ou encontrarás na rua um dia e te orgulharás por ser um grande homem/mulher da sociedade... E poderás pensar que contribuiste um pouco para isso... Pensa neles, esquece as contrariedades... ganha força e vai... vai fazer aquilo que tanto gostas.

    Desculpa a confiança e a extensão do comentario, mas nao pude deixar de te dizer isto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois são exactamente os alunos que nos mantêm minimamente entusiasmados nesta profissão, Cátia. Tenho tido oportunidade de, ao longo destes 23 anos, trabalhar com gente excelente e é isso que ainda me vai dando ânimo...

    ResponderEliminar
  3. Ola Armanda,

    Os alunos devem ser mesmo o melhor desta profissão... Ensinar, deixar marcas...

    Eu sinceramente já tive alguns professores excelentes, e alguns tornaram-se amigos e até alicerces do que sou hoje.

    Respondendo ao que me perguntaste, penso terminar hoje a minha tese de mestrado, enviar a orientadora para que ainda amanha a possa entregar e seguir viagem até Felgueiras... sim, é verdade.

    As palavras que aqui deixo são apenas o reflexo do que aqui encontro. Obrigada pelas palavras no ticho tambem. Boa semana.
    Beijinhos

    ps- Peço desculpa por te tratar por tu, espero não ter sido um abuso. É algo que nao costumo fazer normalmente, até porque a profissao nao permite, mas foi uma norma que adoptei para os blogs. Peço que me trates por tu tambem.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter