sexta-feira, dezembro 14, 2007

Semana da Cidadania

A nossa escola elegeu esta semana, de acordo com o Plano Anual de Actividades e em consonância com os objectivos do Projecto Educativo, como a Semana da Cidadania.
Desde o dia 10, 2ª feira, dia da comemoração da Declaração dos Direitos Humanos, até sábado, 15, têm acontecido uma série de actividades que, por muito boa vontade que tenhamos, não é possível acompanhar.
Tenho imensa pena da falta de oportunidade para acompanhar certas actividades que sei que tinham todas as condições para serem momentos excelentes - e sei que o foram - mas todas estas burocracias, as aulas de que não posso prescindir (12º ano com exame final e cursos profissionais que obrigam ao cumprimento de todas aquelas aulas que, provavelmente, se prolongarão até Julho), reuniões, grelhas, além das novidades excelentes que têm vindo aos poucos e que só devem estar à espera do Natal para se confirmarem como mais uma prenda dos nossos queridos governantes, deixam-me de tal forma cansada que acabam por me retirar o pouco ânimo que ainda me resta.
E eu penso: como é possível passar mais de vinte anos a fazer o que escolhi fazer, com prazer, com empenho, com alegria, com alunos que se mantêm amigos após uma série de anos e, de repente, perder o gosto pelo que sempre adorei fazer? Esforço-me imenso e ando cansada, mas o esforço, apesar de ser maior, resulta pior: não me sinto feliz na escola, não consigo arranjar tempo nem motivação para participar e fotografar o que se vai passando na escola, tenho a sensação que as actividades, apesar de, com frequência, serem muito interessantes, quase só envolvem os poucos que as dinamizam e, pior que tudo, sinto os alunos talvez ainda mais desanimados e interessados. Não estão confiantes no futuro, estão desorientados, têm horas de aulas a mais, falta-lhes uma folga e os professores ainda querem que eles estejam atentos, sossegados e entusiasmados com o que lhes querem ensinar - como se isso lhes valesse de alguma coisa! As minhas turmas, excepto uma que tem ambições em termos académicos e até trabalha, são de cursos profissionais e tecnológicos e sentem que as tais oportunidades de que tanto se fala são uma fachada - e muitos até estão na escola, porque nem que queiram trabalhar, não têm onde...
Mas já chega de lamentações! Vou preencher mais umas grelhitas de avaliação, pois amanhã (hoje!) é dia de estar na escola às 8.30h...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Sitemeter