sábado, julho 05, 2008

Dever cumprido

É isso mesmo - cansada, mas satisfeita!
As aulas acabaram, há agora uma semana de pausa nas reuniões e na formação (este ano não faço matrículas, graças!) e já consegui, finalmente, organizar mais ou menos o lar.
Quanto às notícias sobre os exames - o que já era de esperar. A senhora ministra diz que pela 1ª vez, nos últimos 3 anos, a média nacional a Português é negativa. Eu acrescento - não é nos últimos 3 anos - é desde que se realizam estes exames (há muitos anos!). E acrescento mais: não fosse ter havido reuniões intermédias e os resultados ainda tinham sido piores! É que, perante cenário tão catastrófico, os critérios de correcção foram sendo adaptados e, enquanto decorriam as correcções, "lá de cima" iam sendo dadas indicações para algumas condescendências que não penalizassem tanto os alunos. E há que reler de novo o que já estava corrigido e fazer alterações às cotações - inverosímil, mas real!...
Mas a gravidade destes resultados ainda é maior se atendermos ao facto de, apenas desde o ano 2007, o exame de Português só ser obrigatório para os alunos dos cursos gerais (supostamente os que pretendem continuar estudos). Depois há os outros alunos (por exemplo, dos cursos tecnológicos, profissionais,...) que fazem o exame para servir de específica para acesso ao ensino superior e que, supostamente, deveriam ter 95 pontos, no mínimo. Portanto, as médias a Português deveriam estar a subir e não a descer, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.
São os alunos que estão a saber cada vez menos? São os professores que não trabalham? Ou será que "lá em cima" não sabem o que se passa "cá em baixo"? Ou sabem, mas querem, por exemplo, alargar o Plano de Leitura para o Secundário? Enfim... Só sei que nunca tive tão maus resultados na correcção de provas de alunos que, naturalmente, não conheço, mas que até aparentavam escrever razoavelmente e, em alguns casos, evidenciavam ter estudado a matéria. Mas algumas ratoeiras e imprecisões, aliadas aos critérios de correcção completamente absurdos, principalmente para o grupo I, penalizaram os alunos e, com certeza, desgostarão estudantes e professores, quando virem os resultados na 2ª feira. E nós não merecemos isto!
Mas o que está feito, está feito, e é com a certeza do dever cumprido que parto, daqui a umas horitas, para umas miniférias até 4ª feira. Au revoir!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Sitemeter