sábado, julho 18, 2009

A minha escola - 3

O Ciclo
1971-1973


Os anos equivalentes ao "Ciclo" fi-los no colégio de Riba d'Ave. Menina e muito nova, os meus pais não quiseram arriscar a deixar-me ir estudar para fora tão cedo e, embora com muito sacrifício, puseram-me a estudar no único sítio possível da terrinha - o Externato Delfim Ferreira.
Engraçado - na altura parece que não havia a confiança que agora há nas instituições privadas. Toda a gente era obrigada a fazer exames nacionais, no final de cada ciclo, independentemente das médias que tivesse, ao contrário do que se passava no público, onde era possível dispensar de exame. Recordo-me e ainda tenho o enunciado do meu exame de Português: era um excerto adaptado do livro "Esteiros", de Soeiro Pereira Gomes; o episódio da ida à feira. Visto à distância, é estranho que tenham escolhido um texto de um livro proibido, mas também é verdade que estavamos em plena primavera marcelista.
Recordo-me de alguns professores da altura: o director e meu professor de francês, padre Aurélio, posteriormente Dr. Aurélio (e ai de quem se enganasse!...); o professor de História e de Moral e de Música, professor Peixoto, actualmente conhecido como Dr. Agostinho Fernandes, ex-presidente da CM de V.N. Famalicão, durante vários anos, e derrotado julgo que há 2 mandatos atrás. Era um professor novato, na altura, e uma espécie de menino dos recados do sr. director. Também foi meu professor (de português) o pre. Benjamim Salgado, que deu o nome à escola de Joane. Dos outros mal me recordo... Colegas também recordo poucos.
Foi mais uma escola que passou e quase não deixou marcas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Sitemeter