sábado, agosto 08, 2009

A minha escola - 5

A universidade
1979-1984
Espero, a partir deste fim-de-semana, passear um pouco por aí e passar menos tempo em casa. Por isso, antes de partir para férias, quero terminar estes episódios relacionados com a minha escola, enquanto estudante. A partir de Setembro, falarei da minha escola, como professora.
Da minha escola enquanto estudante universitária, lembro as emoções fortes que me provocou a ida para a universidade. Foi a concretização de um dos maiores sonhos da minha vida. Retenho alguns momentos marcantes dessa altura, por exemplo, o dia em que soube que tinha conseguido entrar na minha 1ª opção - o curso de Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na altura, tinha intenções de ir para a Alemanha (ai o amor!) e só as Clássicas tinham alemão e eu queria mesmo estudar em Coimbra. Soube do resultado em Braga e lembro-me de descer a Av. da Liberdade com tanta satisfação que tinha a sensação de não pisar o chão; parece que caminhava sobre nuvens.
Recordo, também, o dia em que me fui matricular. O meu pai levou-me a Coimbra, para alugar quarto e fazer a matrícula. Na altura, estava a tentar deixar de fumar, mas estava tão emocionada que tive mesmo necessidade de um cigarro. Não resisti e pedi-o ao meu pai que, estupefacto, mo deu imediatamente.
No primeiro ano, as aulas começaram apenas em Janeiro de 1980, altura em que fui viver para Coimbra. Descuidei-me um pouco com as aulas e comecei a embirrar com o Inglês e, então, decidi mudar para a variante Português/Alemão, a partir do ano seguinte, pelo que voltei para o 1º ano. Foi a opção mais correcta, pois dei-me muito melhor com os professores portugueses do que com os ingleses e gostei mesmo de muitas aulas que tive, ao contrário do que acontecia com as aulas de inglês e outras da área, que me maçavam completamente.
Depois, foi uma enxurrada de coisas, mas as mais importantes passaram-se sempre fora das salas da universidade com os amigos e os amores que foram aparecendo e que deixaram boas recordações.

4 comentários:

  1. Adorei o teu post e a tua prenda.
    Muitos beijinhos para a família.

    ResponderEliminar
  2. Armanda Sousa? Será que é a Armanda de riba d'Ave?
    Estas imagens de Coimbra também eram as minhas.Os Kágados? O Toino?
    Vi o perfil...claro que era.
    Se calhar por perguiça minha perdemos o contacto. Eu gostaira muite de rever-te. Um grande beijo
    Leonor da casa da Laurinda

    ResponderEliminar
  3. Sou eu, sou, Nô. Também gostava muito de te ver. Escreve-me: armanda.sousa@gmail.com.
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter