quarta-feira, agosto 26, 2009

A propósito da divisão da carreira...

Estou, tal como a 3za, optimista e acredito que esta divisão injusta vai acabar.
Eis parte da sua reflexão:
Em boa verdade, confesso, sempre disse lá na escola que um dia isto acabava, voltaríamos todos a ser professores, e encontraríamos uma forma justa de avaliação e de progressão que realmente premiasse o mérito (recebi muitas vezes de volta a resposta: nem penses, isto agora vai ficar assim para sempre, mais vale aceitar!).
Continuo a acreditar que vai acontecer. Talvez porque seja uma optimista ingénua. (...)
Confio na democracia e na seriedade das pessoas sérias (ainda devem existir muitas).
Todos já percebemos que isto não faz qualquer sentido, nasceu muito torto e causou muitos danos. Insistir no erro acabaria com a minha crença na justiça e na inteligência colectivas. Acabaria com a minha noção (meio infantil, sei) de esperança. Minaria a minha confiança na lógica das coisas.
Não consigo sequer imaginar que isso possa acontecer.
Daqui a uns meses, muitas destas coisas não passarão de sonhos maus que feriram de morte a Escola e a Educação, roubaram de forma vil tempo precioso que devia ter sido destinado aos alunos, afastaram do sistema muitos excelentes profissionais.
Teremos de reunir todas as forças para combater mais estes fogos de Verão e reconstruir sobre as cinzas, lá para o Outono e Inverno, a bem das crianças que servimos e que nunca foram uma prioridade na esmagadora maioria das decisões tomadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Sitemeter