segunda-feira, julho 06, 2009

A minha escola - 2

A escola primária
1967-1971

Durante 4 anos frequentei esta escola. A minha sala era a primeira da esquerda e agora funciona lá uma biblioteca.

A minha professora chamava-se D. Fernanda e era uma senhora muito sisuda a quem eu não me recordo de ter visto nunca um sorriso. Todos os dias vinha do Porto, num autocarro, e não conversava com ninguém. Dava muitas reguadas às alunas e, por vezes, a professora da sala ao lado tentava vir em nosso socorro, tal era a agressividade que sentia, mas a D. Fernanda ainda ficava mais irritada e não parava de distribuir porrada. Era, realmente, muito brava a senhora, mas toda a gente a respeitava muito - ou lhe tinha muito medo!...

Confesso, não fiquei com saudades da escola primária!

(a continuar, brevemente...)

2 comentários:

  1. Ter medo é realmente diferente de respeitar.

    Infelizmente, na actualidade estamos quase na situação contrária: os alunos baterem nos professores, os professores terem medo dos alunos.

    Foi bom a escola ter mudado, mas não como mudou. O respeito, a autonomia e a liberdade são incompatíveis com a violência mas não com a autoridade. Ter autoridade é diferente de ser autoritário.

    ResponderEliminar
  2. Sílvia Magalhães7/10/2009 6:36 da tarde

    Também eu me lembro muito da minha escola primária. Lembro-me que a mesa da professora era alta e que tinha que me colocar em bicos de pés para poder escrever bem alto no quadro. Só anos mais tarde é que percebi que as coisas eram altas porque eu era muito pequenina! LOL
    Lembro-me da salamandra que acendíamos no Inverno, do leite chocolatado a aquecer nos aquecedores de óleo e da Patrícia a comer o lanche às escondidas da professora! Lembro-me ainda dos "bolos" com que a mestra presenteava os alunos que davam erros nos ditados e do primeiro livro que li sozinha: "Anita anda de avião"! :)

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Sitemeter